quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Greve da Trabalhista de Taquara repercute na região

Notícia veiculada no Jornal Paranhana online

Adesão à greve da Justiça do Trabalho supera 50% em Taquara
02/12/2009 - 15:25

A greve de servidores do Judiciário Federal causa repercussões no Vale do Paranhana. Seguindo orientação da Federação Nacional, os servidores da Justiça do Trabalho de Taquara e de diversas outras comarcas trabalhistas do Rio Grande do Sul, bem como de outros Estados, estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 18 de novembro. As razões do movimento, segundo explicam os servidores, é o descumprimento por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) do compromisso que havia assumido, após quase um ano de negociação, de encaminhar projeto de revisão salarial da categoria para o Congresso Nacional.

"Os servidores querem somente o que lhes é de direito. Além de perspectivas para a reposição de seus vencimentos, como forma de valorização do serviço público por estes prestado, a isonomia com os patamares salariais de carreiras análogas dos poderes Executivo e Legislativo federais, que possuem o mesmo grau de complexidade e especialização", afirma Sérgio Amorim, diretor-executivo do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe). "Sem direito à negociação coletiva institucional, os servidores públicos precisam apelar para esse instrumento (a greve) para forçar as administrações a cumprir os compromissos assumidos", explica.

Em Taquara, a adesão supera os 50%. Contudo, Amorim garante que os 30% de atendimento estabelecidos pela legislação estão sendo cumpridos. Com isso, continuam sendo realizadas as audiências marcadas para o Foro de Taquara, que é responsável pelo atendimento das demandas trabalhistas de todos os seis municípios do Vale do Paranhana. Nesta terça-feira, em assembleia geral estadual, os servidores deliberaram pela manutenção da greve por tempo indeterminado, em vista de não haver, segundo eles, nenhuma sinalização das administrações sobre o envio do projeto, nem sequer abertura de negociação com os servidores. No começo da tarde desta quarta-feira, os servidores promoveram uma manifestação no saguão do Foro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental. Deixe um comentário.