quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sintrajufe/RS visita Torres e Capão da Canoa


Visita da direção do Sintrajufe a JE de Torres

Na quinta-feira, 1º de setembro, o diretor Zé Oliveira e a assessora Cláudia Dutra instalaram, em locais de trabalho no Litoral Norte, a Banca Sintrajufe É 10! Em Torres, foram às justiças do Trabalho e Eleitoral. Em Capão da Canoa, visitaram a nova vara federal, mas, devido ao horário, não foi possível ir ao posto da JT e ao cartório eleitoral.
Em todos os lugares visitados, a principal preocupação dos colegas era em relação ao PCS. No dia anterior, o governo enviara ao Congresso o projeto do Orçamento de 2012 sem a previsão de recursos para a revisão salarial do Judiciário – a mensagem do governo ao Congresso, retificando os números, ocorreu no dia seguinte. Zé disse que a Fenajufe e o sindicato repudiavam a postura do Executivo, de desrespeito à autonomia de outro Poder de Estado. Naquele momento, esforços estavam sendo feitos para obter mais informações sobre a postura que seria adotada pelo Supremo Tribunal Federal, além de cobrar deste um posicionamento firme. O Sintrajufe/RS postou nota no saite.
Na Justiça do Trabalho de Torres e na Federal de Capão da Canoa, colegas falaram sobre a qual a posição do sindicato em relação ao subsídio. Zé explicou que o Sintrajufe/RS defende o que vem sendo aprovado nas instâncias nacionais e nas assembleias gerais no estado, que é garantir o PL 6.613, cujo teor já tem consenso na cúpula do Judiciário, que é quem envia os projetos ao Congresso. Como o representante do sindicato, alguns colegas defenderam que, neste momento, é melhor garantir a revisão salarial (PCS) e deixar para tratar de formas remuneratórias quando houver o debate sobre plano de carreira.
Os servidores da Trabalhista fizeram questionamentos sobre a execução dos quintos. Na Eleitoral, outro assunto foi a importante vitória dos servidores com a aprovação, pelo Tribunal Superior Eleitoral, do encaminhamento do projeto de isonomia de funções comissionadas entre chefes de cartório das capitais e do interior.
Nova unidade
A vara federal de Capão foi inaugurada em fevereiro deste ano. O diretor do Sintrajufe explicou aos novos colegas como funciona a estrutura sindical, entregou as cartilhas de aposentadoria, assédio moral e LER/Dort. Ele falou que, além do papel político, o sindicato oferece assessoria jurídica, oficinas culturais, convênios, entre outros benefícios.
Os colegas mostraram interesse à remoção. Zé falou sobre o contato que manteve com a direção de Recursos Humanos do TRF sobre a implementação de novo concurso. A informação obtida é que está sendo analisada a realização de novo concurso, mas ainda não há previsão.
Por fim, foi explicado aos colegas como funciona o Orçamento Participativo, que, por meio das cotas, devolve ao interior parte da contribuição sindical para a realização de atividades coletivas. Para tanto, é preciso que seja eleita uma representação de base. A eleição, nos locais que não têm diretores de base, como é o caso de Capão da Canoa, será promovida em breve pelo Sintrajufe/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental. Deixe um comentário.