terça-feira, 10 de maio de 2011

XIII Mostra de Cultura Negra e Festa em Homenagem ao Vovô Cipriano de Angola


A Comunidade Terreira Ile Axé Iyemonja Omi Olodo do RS está convidando para a edição 2011 do R'Gongo – XIII Mostra de Cultura Negra e Festa em Homenagem ao Vovo Cipriano de Angola, de 10 a 14 de maio. O R'Gongo é uma manifestação de ancestralidade negra que surge como uma festa de Pretos Velhos na Comunidade-terreira Ilê Asé Iyemonjá Omi Olodô desde em 1993 em contraponto ao dia 13 de maio – hoje Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

Em 1998, assumiu o formato de Mostra de Cultura Negra e foi denominada R’Gongo, onde a pluralidade das expressões artísticas e culturais da comunidade tiveram espaço de valorização (culinária, capoeira angola e música), apresentadas pelos religiosos da comunidade terreira e incrementando-se a cada ano. O R‘Gongo reúne a comunidade-terreira, artistas, intelectuais, ativistas do movimento negro e demais movimentos sociais e políticos, profissionais de educação, pesquisadores e vivenciadores da Religião de Matriz Africana e Umbanda da cidade de Porto Alegre e entorno e, a cada ano está se ampliando para todo o Brasil.

Como todo ano é temático, neste são reverenciadas as Pretas Velhas, que, após longos anos de uma vida de violência e sofrimento, na situação de escravizadas, de acordo com a crença das religiões afro-brasileira, atendem nas sessões, tranquilizando, fortificando, receitando remédios e chás que fortalecem o corpo e espírito. De acordo com a organização do evento, isso simboliza todas as mulheres negras do país, na batalha diária e no esforço contínuo de prover e manter a família.



                                                            Programação

Dia Atividades


10/05 Terça-feira
19:00 Abertura Oficial do evento – apresentação da temática
20:00 bate papo - A mulher Negra e seu protagonismo – Sustentabilidade e Geração de RendaPresença da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre
21:00 Ajeum


11/05 Quarta-feira
19:00 Atividade Interna



12/05 Quinta-feira
19:00 Bate papo – A saúde da mulher negra (pré- natal, doenças infecciosas e étnicas, HIV e AIDS e Hepatites Virais)Presença da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Fórum das pessoas vivendo com AIDS.
20:30 Projeto Ori Inú Enian – juventude do terreiro
21:00 Ajeum



13/05 Sexta-feira
19:00 Bate papo – Adão, adão cadê Salomé – a feminilização da capoeira
20:00 Roda de capoeira e Samba de Roda – em comemoração aos 10 anos do Africanamente
21:00 Ajeum



14/05 Sábado
13:00 Almoço – Tradicional Muqueca
15:30 Teatro
16:00 Música - Samba de Caboclo – Grupo Quilariô
17:30 Vídeo – Didá Ará – I Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde RENAFROSAÚDE RS
18:00 Sessão de Pretos e Pretas Velhas - apresentações artísticas (Reisado R’Gongo, orixás regentes do ano, dança, capoeira angola e Coral do CECUNE)
22:00 Ajeum



Durante todos os dias haverá a tradicional feira de empreendedorismo negro, inclusive sábado



Entrada: 01 litro de leite para o lanche das crianças do Projeto Ori Inú Erê.
A comunidade Terreira Ilê Asé Iyemonjá Omi Olodô aceita doações para contribuir com o R’Gongo e seus projetos sociais. Informações ileyemonja@terra.com.br
Comunidade Terreira Ilê Asé Iyemonjá Omi Olodô


Rua Nunes Costa, 1137 - Vila São José - Partenon - Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental. Deixe um comentário.