terça-feira, 5 de julho de 2011

Sintrajufe/RS busca abertura de negociação com os Tribunais locais

Os servidores do Judiciário Federal são, historicamente, uma categoria que busca estabelecer com às administrações dos Tribunais um relacionamento negocial, com o reconhecimento de que cada parte cumpre um importante papel nas relações democráticas e cidadãs construídas com muita luta em nosso País.
Durante os movimentos paredistas do ano passado, por intransigência das administrações do TRF, do TRE e da direção da SJRS, não foi possível estabelecer com essas um processo de negociação em relação à greve. O desrespeito deste Tribunais à construção do diálogo, e, por consequência, aos seus servidores, foi o  ponto de partida para atitudes repressivas à categoria, como a tentativa de corte de ponto no TRF e na SJRS e a compensação hora a hora no TRE.
Sempre abertos ao diálogo, os servidores do Judiciário Federal, ao exercer novamente seu direito constitucional de greve, buscam mais uma vez o estabelecimento de um processo de negociação com as administrações. No caso do TRF, o Sintrajufe/RS tem agendada para hoje (05), às 14, reunião com a nova presidenta do Tribunal, desembargadora Marga. Em relação à Justiça Federal, diretores do sindicato foram recebidos pelo juiz Eduardo Picarelli no dia 24/06, dias antes dele assumir a Diretoria do Foro da SJRS; no dia 29/06, o sindicato solicitou nova audiência.
Por sua vez, a direção do sindicato reuniu-se com a vice-presidência do TRE em 21/06. Na ocasião, em um clima de muito mais civilidade do que o existente à época do desembargador Difini, foram obtidos alguns avanços, como a permissão para instalação da banca do Sintrajufe/RS nas dependências da Justiça Eleitoral durante a greve, algo impensável na administração anterior. Além disso, o sindicato também protocolou, em 05/07, pedido de audiência com a presidência do TRE para tratar de questões referentes à greve dos servidores da eleitoral.
Em relação ao TRT, o ano passado foi marcado pela constituição de uma Comissão de Negociação da Greve. Este fato representou um avanço e tornou-se referência para todo o país. Contudo, os resultados obtidos nesta mesa de negociação ainda carecem de aperfeiçoamento, de modo que é necessário avançar em vários pontos o entendimento entre os servidores e administração do Tribunal. Está marcada para o dia 06, às 15h30, a primeira reunião da Comissão de Negociação da Greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental. Deixe um comentário.