sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Assédio moral é debatido nas VTs

















Foi realizado na tarde de sexta-feira, 25, um painel de discussão sobre assédio moral. A atividade aconteceu no prédio das varas trabalhistas, em Porto Alegre. A palestra foi apresentada pela diretora do Sintrajufe/RS Mara Rejane Weber, que, iniciamente, explicou aos participantes o conceito de assédio moral. “Trata-se de uma violência perversa no ambiente do trabalho, em que o funcionário é humilhado e constrangido de forma continuada por chefes ou colegas”. Segundo ela, o setor público tem se caracterizado como um ambiente propício para o assédio moral.
As mudanças frequentes na gestão, o discurso neoliberal de desqualificação do servidor público e as lutas de poder facilitam a prática de assédio no ambiente de trabalho. “É uma forma de violência do estado moderno, a partir do modelo fordista de produção”, disse Mara, acrescentando que a prática é uma espécie de herança da tradição escravagista. “Tem gente que ainda acha que é dona do trabalhador”, afirmou.
A sindicalista falou ainda da importância da gestão democratizada para prevenir o assédio moral e do papel dos sindicatos na conscientização dos trabalhadores e no combate aos assediadores e instituições que toleram a prática.

Veja aqui as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental. Deixe um comentário.