segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Inaugurado Salão Multicultural da Ecossede












Quase 500 pessoas da categoria e amigos lotaram as dependências do Sintrajufe, na noite de sábado 26, para a inauguração do Salão Multicultural da Ecossede. O estacionamento, com oito vagas para automóveis, foi o ambiente externo. O novo salão possui 255 metros quadrados e poderá ser o palco de assembleias, Sextas Básicas, oficinas e outras atividades que aconteciam fora das dependências do sindicato. A categoria também poderá alugar o salão, mediante pagamento da taxa de limpeza.
Na cerimônia de inauguração, foi feita uma homenagem ao diretor Alexandre Junqueira, o Alê, falecido em 2010, que foi o grande incentivador da obra seguindo modelos de sustentabilidade. O ex-funcionário do Sintrajufe/RS Luiz Fernando Bairros, que gerenciou boa parte do trabalho, também foi homenageado. Após, a festa foi animada pelo espetáculo “Só Love”, de Adriana Deffenti e Jottagá Souza Gomes.
Categoria define o rumo
Em 2008, a categoria deliberou no Orçamento Participativo que os recursos de “Patrimônio” do sindicato não poderiam ser gastos em outra área. Daí, o Fundo de Obras. Até agora, foi investido quase R$1,5 milhão na construção da Ecossede. Cerca de 90% estão pagos.
O Salão Multicultural é a primeira etapa da obra que prevê segundo, terceiro e quarto pavimentos, além da construção do centro cultural no prédio da frente, que possuirá auditório, salas de oficinas, salas de exposição, café. Todo o projeto respeita a atual construção, de 1913, na entrada do terreno. Na nova estrutura, ao fundo do terreno, funcionarão o salão, a sede administrativa e o alojamento com cinco quartos para a categoria.
“O principal valor dessa obra é a forma como foi feita. É um sindicato exemplo em democracia e em participação da base nas decisões da entidade. Com a Ecossede, o Sintrajufe/RS dá um exemplo para os demais movimentos e para a sociedade”, disse Alberto Ledur, dirigente da CUT e presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ministério Público Estadual.
Paulo Roberto dos Santos, da 29ª VT, de Porto Alegre sabia da realização obra. Ele destacou que é um projeto bem desenvolvido e que, ao conhecer, teve suas expectativas superadas.
A festa também recebeu colegas do interior, além de lideranças sindicais e de movimentos sociais.

                                        Veja as fotos:
                                        Álbum 1
                                        Álbum 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental. Deixe um comentário.